Febratex Summit 2025 recebe CITEVE para abordar a bioeconomia aplicada ao setor têxtil

17/07/2025

Febratex Summit 2025 recebe CITEVE para abordar a bioeconomia aplicada ao setor têxtil

A bioeconomia aplicada ao setor têxtil e de moda será destaque internacional no Febratex Summit 2025, que acontece de 19 a 21 de agosto no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

No dia 20, o público poderá acompanhar uma knowledge walk, com curadoria do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE).

Será um espaço dentro do evento que apresentará os mais recentes avanços em sustentabilidade e circularidade no universo têxtil europeu.

O CITEVE é uma das instituições líderes em pesquisa e desenvolvimento do setor têxtil europeu, com mais de 30 anos de atuação.

Com uma proposta que une o compartilhamento de conhecimento técnico e um desfile inédito de moda, a pesquisadora Luani Costa será a porta-voz dessa experiência imersiva.

Serão apresentados cerca de dez looks que exemplificam as transformações em curso na indústria portuguesa, abordando temas como:

– Materiais de base biológica, processos sustentáveis, reciclagem avançada, ecodesign, digitalização;

– O inovador passaporte digital de produto – uma tecnologia que reúne, em formato digital, todas as informações sobre a origem, composição, impacto ambiental e ciclo de vida de uma peça de vestuário, promovendo transparência e rastreabilidade em toda a cadeia têxtil.

“A apresentação de cerca de dez looks servirá para contextualizar as inovações e as transformações em curso no CITEVE e na indústria têxtil e de moda em Portugal”, explica Luani.

“A ideia é que essa experiência ajude o público a visualizar como a bioeconomia já está transformando o setor têxtil e por que esse caminho não tem mais volta”, completa.

A parceria entre o Febratex Summit e o CITEVE não é inédita, as duas instituições colaboram desde 2019. Em 2023, o Summit já havia recebido uma exposição com foco no têxtil português.

Neste ano, a novidade é o desfile de moda, que amplia a experiência imersiva e traz ainda mais proximidade com o público.

“Portugal traz uma perspectiva pioneira que tem muito a contribuir para o nosso desenvolvimento industrial”, destaca Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group.

A participação portuguesa integra a programação oficial do Febratex Summit 2025, evento que reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater os principais desafios e tendências que moldam a indústria têxtil no mundo.

O evento já possui o selo Lixo Zero e, em 2025, busca novamente a recertificação, reforçando seu compromisso com práticas sustentáveis.

“Defendemos a sustentabilidade real e como ela pode trazer valor para as organizações e para o mundo. Que as empresas a percebam como uma realidade”, finaliza Giordana.


LEIA MAIS