Como a tecnologia têxtil pode influenciar na sustentabilidade da indústria?

 

A tecnologia têxtil anda constantemente com a inovação, buscando novos caminhos e possibilidades, como: materiais biodegradáveis para composição de tecidos, economia circular, cadeia de fornecimento responsável entre outros fatores.

Por que a indústria têxtil deve se manter atualizada?

Participamos da Feira Brasileira para a Indústria Têxtil e de Confecção (FEBRATEX) no Parque Vila Germânica na cidade de Blumenau, em Santa Catarina em suas duas últimas edições.

Evento no qual os congressistas presenciaram tendências, estratégias, tecnologias e, é claro, bons negócios no ramo. Depois de uma infinidade de relacionamentos, trocamos experiências acerca da importância de eventos como esse, para manter a indústria atualizada.

Não estamos falando apenas de aquisição de equipamentos tecnológicos, mas também do espírito e do propósito de cada negócio, sempre visando tecnologia e desenvolvimento.

https://www.youtube.com/watch?v=8b36-wRXFmI

https://www.instagram.com/p/CwTHw8EB-Hl/

Tendências em pauta na tecnologia têxtil

 

A tendência não se trata apenas do produto final, mas, sim, de materiais utilizados, processos de produção ou logística, canais e ferramentas relacionados com tecnologia que possibilitam inovação no setor têxtil.

Nanotecnologia

Com as nanopartículas, é possível manipular os componentes estruturais básicos, diretamente no caráter molecular, possibilitando a sua alteração ou adaptação facilitada.

A indústria têxtil deve explorar cada vez mais a nanotecnologia, possibilitando diversas funcionalidades diferentes, que oferecem vantagens avançadas, em relação aos têxteis comuns.

Tecidos sustentáveis ou ecofriendly

Na busca por alternativas sustentáveis, para reduzir os impactos ambientais no planeta, uma solução encontrada pela indústria foi o tecido sustentável. O algodão reciclado, por exemplo, é feito a partir de resíduos de algodão e tem o potencial de reduzir o consumo de água em sua produção.

Possui processo de fabricação ecofriendly e grande potencial para substituir fibras tradicionais. A demanda vem aumentando e, com ela, o crescimento da preocupação de forma geral com o meio ambiente.

Investir na produção têxtil ecofriendly pode ser uma boa ideia, não só em termos financeiros, mas também com princípios ESG, principalmente a longo prazo.

Práticas sustentáveis na indústria têxtil

O setor têxtil possui uma imensa gama de possibilidades de se tornar mais responsável com o meio-ambiente. Algumas delas são relativamente fáceis de serem aplicadas no negócio, outras pedem por um planejamento um pouco maior, mas todas elas têm a capacidade de impactar seu negócio de forma muito positiva, tanto entre seus clientes, quanto entre parceiros e até mesmo concorrentes.

 

Posts relacionados