Febratex Summit conquista o selo Lixo Zero

O evento se torna o primeiro do setor têxtil com a certificação ambiental na América Latina

O Febratex Summit, evento do Febratex Group, pautado nos pilares de Business, Inovação e Sustentabilidade para a Indústria Têxtil, realizado nos dias 23 e 24 de agosto, em Blumenau (SC), conquistou o selo Lixo Zero. A certificação Lixo Zero é emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil para eventos ou empresas que conquistem a meta de destinação de resíduos corretamente, passando por auditoria.

O Febratex Summit contou com mais de 50 horas de conteúdo sobre Sustentabilidade, Inovação e Business, com palestrantes nacionais e internacionais, e 70 empresas expositoras com soluções nessas trilhas desde a matéria-prima ao varejo para o setor têxtil.

Para fazer jus à pauta do evento, a Diretora Executiva do Grupo Febratex e idealizadora do evento, Giordana Madeira, priorizou a seleção e descarte correto dos resíduos, evitando ao máximo a destinação para aterro. Ela comemorou a conquista da certificação. “Ficamos muito felizes em nos tornar o primeiro evento da América Latina, voltado ao setor têxtil, com o selo Lixo Zero. Esse reconhecimento vem coroar o conceito do Febratex Summit, que visa contribuir com o futuro do setor, mais sustentável e inovador não só para a indústria têxtil, mas para a indústria de eventos também”, disse.

O engajamento da cadeia de fornecimento, especialmente, das montadoras de stands, equipe de limpeza e segurança foram imprescindíveis para essa conquista, diante disso “reconhecemos que a conquista do Selo Lixo Zero é conjunta e agradecemos a todas as empresas que estiveram junto conosco nessa jornada: Totale Stands, Pró-Stands, CRK Serviços de Limpeza, Cooperativa Cooperreciblu, Vigifort Segurança, e também a toda a equipe do Febratex Group que abraçou o desafio com curiosidade, determinação e alegria!”, complementa Giordana Madeira.

Com orientação da empresa Euroambiental, que tem foco em soluções sustentáveis, tanto os expositores, como equipe e fornecedores receberam orientações sobre o protocolo Lixo Zero. Medidas como a separação correta dos resíduos, através da disposição de lixeiras identificadas em todo o pavilhão, contribuíram para a conquista do selo ambiental. “O objetivo era a destinação dos materiais do evento para reciclagem, compostagem ou reutilização, gerando um desvio de 90% de aterro sanitário. Com o esforço e a conscientização de todos, o Febratex Summit alcançou este feito”, explicou Gabriel Cristofolini, CEO da Euroambiental.

Além disso, as empresas expositoras também foram orientadas a priorizar matérias primas sustentáveis nos seus stands, com foco nessa pauta mais consciente. “Tanto as empresas parceiras, palestrantes com altamente qualificados, e o público visitante contribuíram para o sucesso desta realização”.

Febratex Summit

A 2ª Edição do Febratex Summit contou com 90 palestrantes, 70 empresas expositoras e mais 5 mil visitantes nos dois dias de evento.

Oferecimento e apoiadores

O evento contou com o oferecimento da Cidade de Campo Verde MT e a SC Gás; Patrocínio Master da Audaces, Coleção.Moda, Lectra e CLO Virtual Fashion e Patrocínio Advanced de Brasil Botões, Cataguases, Coratex, Dalila Têxtil, Epson, IZ Têxti, Molde.Me, Queen Co, Sampless, Semear Ecotêxtil, Senai SP, Senai CETIQT, Senai SC, Texneo, Totvs e Wiva Bordados. São empresas parceiras: Grupo Soma, Arezzo & Co e C&A, B2Mammy, BluIdeias e Convention Bureau de Blumenau.

A curadoria científica internacional do evento foi feita pelo Citeve Tecnologia Têxtil.

O Febratex Summit também contou com o apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Sou de Algodão e SINTEX, (Sindicato das Indústria de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau).

2025

A 3ª Edição do Febratex Summit está confirmada para os dias 20 e 21 de agosto de 2025, em Blumenau, Santa Catarina.

 

Posts relacionados