Moda sustentável e inclusiva é destaque no Febratex Summit 2023

Linha indígena e segmento plus size mostram que diversidade também é importante na indústria têxtil

Em um evento que tem como característica apresentar propostas de inovação na indústria têxtil, a diversidade também ganha destaque. A segunda edição do Febratex Summit, realizada nos dias 23 e 24 de agosto, trouxe para os olhos do público perspectivas da moda de origens diferentes. Entre estandes que mostravam inovações tecnológicas, duas exposições chamavam a atenção do público, mostrando que o futuro da moda também passa pela inovação consciente e inclusiva. 

Um dos destaques foi a coleção da marca We’e’ena Tikuna, que traz em suas peças uma conexão ancestral poderosa com a natureza e a cultura indígena. A marca trabalha exclusivamente com o tecido de tururi – fibra milenar extraída da palmeira Ubuçu e utilizada pelo povo Tikuna na Amazônia – e algodão cru. 

A estilista We’e’ena Tikuna – que batizou a marca com seu nome – busca conectar a cultura indígena e a história do tururi por meio das roupas criadas, ressaltando a força e representatividade do povo indígena. “[Quero] Mostrar para as pessoas que estão ali que não somos algo do passado e sim do futuro, que nós indígenas também temos nosso tecido”, explica.

Além de peças de roupa, os visitantes também puderam conhecer itens como colares, pulseiras e bolsas de tururi, todas compostas com grafismos pintados manualmente por We’e’ena. Partindo de um produto orgânico, a marca encontrou dentro do Febratex Summit uma oportunidade de conscientizar as pessoas e reforçar a cultura indígena e o respeito pelo meio ambiente. “É muito importante, principalmente para nós indígenas, ter esse espaço, ter essa representatividade indígena. Isso é fortalecimento, isso é cultura”, reforça a estilista.

Moda plus size

Outro segmento representado no Febratex Summit foi o da moda plus size. Com uma linha esportiva de performance que utiliza tecnologia específica para o segmento plus size em seus tecidos, a Wondersize tem o objetivo de produzir roupas que sejam confortáveis e que garantam a liberdade para mulheres gordas na prática de esportes.

A especialista no mercado plus size Amanda Momente vê o Febratex Summit como um espaço para mostrar uma nova perspectiva para as pessoas. “Minha expectativa é dar um choque de realidade nas pessoas, para que elas entendam que precisam atender o mercado plus size”, afirma.

Como uma forma de incentivar as pessoas a conhecerem mais sobre o segmento, a Wondersize lançou um curso de especialização em moda plus size para conscientizar e mostrar a importância de atender as demandas das pessoas gordas. “Não é a gente que tem que se encaixar, é a indústria que tem que produzir as roupas para as pessoas, então está faltando o mercado se movimentar”, conclui.

 

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